quinta-feira, 29 de abril de 2010

Osmar Gonçalves



Nasceu em Santos dia 14 de setembro de 1922. Com apenas 16 anos, em 1938, entrou para a história do surfe, ao ser o primeiro brasileiro a pegar ondas.

Tudo começou em 1937, quando seu pai trouxe uma revista americana denominada Popular Mechanics, na qual havia a planta de uma tábua havaiana, como então eram chamadas as pranchas de surfe.

Osmar e seu grande amigo João Roberto Hafers, o Juá, resolveram construir a prancha ilustrada na revista. Contaram com o auxílio de Júlio Putz, amigo e construtor de barcos em Santos.

A prancha tinha 3,90 metros de comprimento e pesava, aproximadamente, 80 quilos. Com ela, surfaram em Santos e em Guarujá durante muitos anos. Só pararam de pegar ondas devido aos compromissos de trabalho, quando Osmar foi para os Estados Unidos.Osmar Gonçalves residiu em São Paulo e Porto Ferreira e somente após mudar-se para Campinas teve a oportunidade de retomar os esportes náuticos velejando num clube na represa de Americana, do qual foi comodoro por muitos anos.

Faleceu em 30 de abril de 1999, deixando viúva Maria Aparecida, a Cidi Simon Gonçalves, com quem teve quatro filhos: Osmar Gonçalves Filho, Luiz Henrique Gonçalves, Ana Maria Gonçalves e Fernando Gonçalves e dez netos.

Em 1952, um grupo de cariocas, liderado por Paulo Preguiça, Jorge Paulo Lehman e Irencyr Beltão, começou a descer as ondas em Copacabana, com pranchas de madeirite. O esporte começava a popularizar-se. As primeiras pranchas de fibra de vidro, importadas da Califórnia, só chegaram ao Brasil em 1964.

Em 15 de Julho de 1965, foi fundada a primeira entidade de surf do país – a Federação Carioca. Esta organizou o primeiro campeonato em Outubro daquele ano. No entanto, o surf só seria reconhecido como esporte pelo Conselho Nacional de Esportes em 1988. Atualmente, a entidade responsável pela organização do esporte no país é a Associação Brasileira dos Surfistas Profissionais (ABRASP), sendo que o campeonato nacional denominado circuito SuperSurfe.

Muitos recursos são utilizados para saber a previsão das ondas: rádio,televisão e internet. Essa facilita bastante a vida do surfista, porque é possível com apenas um site vigiar ao vivo as ondas de vários estados brasileiros através das câmeras nas praias. Na atualidade há discordância em relação à aplicação de webcams no litoral brasileiro, pois além de filmarem constantemente o mar, podem ser manipuladas por usuários e, assim, observar também as pessoas na areia

No brasil
As primeiras pranchas chegaram aqui por meio de turistas ou funcionários de companhias aérias, até então chamadas de "tabuas havaianas". O santista Osmar Goçalves era filho de um brm-sucedido exportador de café, que lhe trouxe uma revista chamada " Popular Mechanics " na qual tinha instruções de como fazer as "tábuas havaianas", e foi isso que ele fez com alguns amigos "João Roberto Suplicy Haffers e Júlio Putz" com 3 metros 60 centimentros, pesando 80 kilos. Isso entre Dezembro de 1938 e Janeiro de 1939.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Teoricamente falando, o surf surgiu nas ilhas Polinésias e que era como diversão dos povos nativos a pouco mais de 1.500 anos atrás...Era uma brincadeira nas águas, que um individuo devia se equilibrar em cima de um tronco de árvore largo. Isso se aprofundou no Havai. Em 1778, um navegador inglês chamado James Cook "navegador que descobriu o arquipélago do Havai", chegou lá (no Havai) e encontrou os nativos surfando deitados e se divertindo muito. a pratica era como uma celebração religiosa,cultura e social. Junto com os "donos" do mar ( que eram pagos para descobrir lugares e entregar a países que viriam a dominá-los), James Cook, levou o esporte para a Europa. Logo depois muitos turistas europeus partiram para o Havai, por curiosidade a nova descoberta.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Surfers, aqueles que usam bermudas de tac - tel, regata e óculos, ray - ban.
As gírias normalmente falam de surfistas que pegam melhores ondas, ou ondas pequenas e semelhantes.
O skate, tem uma certa ligação com o surf, pois quando tinham piscinas vazias, os skatistas usavam - nas para fazer manobra e traziam algumas manobras do surf, para o skatismo.

Os tipos de pranchas de surf: todo mundo sabe que existem milhares e milhares de pranchas de surf, aqui vai a lista de alguma delas:

- Longboard: são pranchas grandes, nos anos 70 eram bastantes usadas, mas agora são usadas mais por iniciantes.

- Gun: é um modelo havaiano, só que tem menos contato com a água do que a longboard. É indicada para ondas grandes por ter mobilidade e por ser fácil de manobrar.

- Funboard: é um pouco menor que a longboard. Os iniciantes a preferem e ela é bem indicada quando o mar está "crowd " por poder remar e entrar na onda antes dos surfistas que tem prancha pequena.

- Evolution: na largura e na expessura é bem parecida com a funboard, mas o formato é bem parecida com a prancha normal, com a ponta/bico bem pontuda (o).

- Performance, Minimodels ou Pranchinhas: são as preferidas dos surfistas tops e de amadores que gostam de velocidade e muitas manobras. São bem usadas para ondas pequenas.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Não apenas aqueles que surfam na água, mas aqueles que surfam na vida, surfam nos pensamentos, que surfam nas palavras dos livros e dos desenhos, que entram no mar não apenas aquele com água, e alguns peixinhos, mas aquele mar de pessoas, de novas opiniões, de sentimentos.
Um mar de novos loucos, novas patricinhas, nerds, CFD's, emos. Todos numa mesma tribo, porque todos surfam.
As patricinhas adoram surfar nas maquiagens e na moda.
Já os CDF's surfam nos livros, os nerds na internet.
Emos surfam nas musicas.
E outros, porque se eu passasse citando cada tribo que surfa em algo passaria todo o meu dia e não acabaria.
Então, você surfa, coloque o que você mais gosta de surfar.